Segurança da informação: o fator primordial de uma empresa

  • 0
Vivemos na era da informação. O acesso, compartilhamento e, inclusive os riscos, relacionados à informação, nunca foram maiores ou mais intensos. Quem controla a informação, controla tudo, a tomada de decisão, a segurança da empresa, as estratégias de negócios. Ela é o maior bem de uma empresa. Entretanto, se não tratada de forma correta, pode ser também a sua ruína.
Isso faz da segurança da informação, ou cybersegurança, um fator primordial em qualquer negócio. Mesmo em épocas de retração, como a atual, os investimentos em segurança da informação não podem, e nem devem parar. O próprio mercado mostra que essa é a realidade.
A necessidade de investimentos nessa área está plenamente adaptada à realidade mercadológica. Mesmo em épocas de cortes, como a que vivemos, a segurança da informação tem papel tão importante, que ela subiu na escala de prioridades de investimentos. Em tempos difíceis, a informação tem mais valor ainda, pois é ela quem vai abrir portas para superar essa turbulência e evitar problemas que podem até levar a empresa à falência.
Os riscos estão em toda parte, e são constantes. Eles geralmente são de três tipos: roubo de informação, alteração da informação para dados enganosos ou perda de informação por armazenamento indevido. Muito disso pode ser prevenido através da educação dos usuários (navegação, acesso, etc), prevenção de compartilhamento e armazenamento em sistemas criptografados e profissionais. É por isso que muitas empresas contratam serviços que assegurem seus dados, principalmente os que são chave da empresa, como informações fiscais. Investem ainda em treinamentos e procuram ter rotinas de segurança rígidas.
A falta de legislação que fortaleça a cybersegurança no Brasil é um obstáculo que todos enfrentam. Justamente por isso é preciso contar cada vez mais com ferramentas e protocolos desenvolvidos por especialistas, que garantam que sua empresa não ficará desamparada.
Vivemos em uma época de novos riscos. É importante estar sempre atento, e jamais deixar de investir naquilo que é a alma do seu negócio. Não se deixe assustar pela crise e acabe expondo sua empresa. Procure uma solução que possa fornecer alternativas, crie bons hábitos e dissemine a cultura da cybersegurança. É importante se ater à armazenagem e cuidados com dados cruciais.
No quesito perda de dados, a melhor forma de fazer isso é através de um sistema profissional, principalmente quando se trata de documentos antigos que correm os riscos de se perder por agentes do tempo e armazenagem indevida (arquivos, caixas, papel). A digitalização de documentos é a alternativa mais lógica, pois além de proteger os dados, os mantêm acessíveis.
Já para segurança de novas informações, é sempre bom contar com uma armazenagem criptografada. Dados fiscais, por exemplo, precisam ser guardados por muito tempo, e precisam estar acessíveis para auditorias. Além disso, eles jamais podem cair em mãos de terceiros. É um cuidado extra que se deve ter.
Se atente a esses riscos e use a tecnologia a seu favor. Sua empresa e seu futuro, agradecem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário