Como se preparar para uma auditoria fiscal?

  • 0
Qualquer empresário, hoje em dia, sabe o que é uma auditoria fiscal e qual sua importância para o próprio mercado, independentemente de concordar ou não com determinados tributos ou regras vigentes. Porém, você empreendedor, já se perguntou o que fazer para estar pronto para encarar a tão temida auditoria fiscal?
Muitos podem acreditar que já que sua empresa está em ordem, com seus documentos e obrigações fiscais, estão livres de passar por uma auditoria, porém estão enganados. Processos de fiscalização ocorrem por diversos motivos, desde cruzamentos de dados por parte do fisco, como por denúncias vindas de clientes, funcionários, etc.
Mesmo que o fisco não ache nada de errado com sua empresa, alguém ainda pode realizar uma denúncia. Não vou entrar no mérito de a empresa estar legal ou não, mas o caso é que é bom estar prevenido. Como consequência, estará legalizado.
O fisco geralmente manda uma multa por correspondência quando há alguma suspeita de irregularidade, que quando paga, geralmente já soluciona qualquer problema para a empresa. Entretanto, eles podem mesmo assim fazer uma vistoria, e no caso de não pagamento, com certeza eles a farão.
É possível contestar a multa, caso haja a certeza de que aquela acusação é falsa, porém haverá uma auditoria para avaliação de toda forma. O ponto é que, geralmente há mesmo alguma irregularidade.
São muitos documentos, e muitos anos de documentos que devem ser armazenados. Informações podem se perder, principalmente se nem toda a sua plataforma é digital. A irregularidade não é feita de má fé, mas pode ser um erro operacional que custa caro.
Mas então como evitar surpresas negativas? Primeiramente é importante ter tudo em ordem. Sistemas gerenciais de notas, ou mesmo ERPs que contenham esses sistemas acoplados, como o NOTAFAZ (colocar o link para a página), garantem que as notas estejam em ordem.
Assim, quando qualquer fiscalização tomar lugar, os dados estarão organizados, acessíveis e transparentes. Além disso, é possível fazer uma pré-auditoria automática, que verifica se os dados estão sem discrepância, antes mesmo da avaliação do fisco. Isso pode ser feito periodicamente, de forma a garantir que a empresa não fique tensa quando ocorrer uma nova inspeção – podendo até corrigir erros antes que eles virem multas.
NOTAFAZ te dá todas essas ferramentas, inclusive podendo ser usadas como o diferencial de atendimento de um contador na hora de prestar serviço a uma empresa. Auditorias fazem bem para o mercado, e estar preparado é apenas mais um aspecto de um bom trabalho dentro da nossa realidade comercial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário